É a especialidade que diagnostica, trata e auxilia na prevenção das doenças de pele. Atua também no cuidado com a estética facial, manchas, unhas e queda de cabelos. Realiza tratamento clínico e cirúrgico avaliando cada caso individualmente. São exemplos de exames simples que, no entanto, necessitam da assinatura de um profissional certificado para serem realizados. O clínico médico pode solicitar estes exames de acordo com a necessidade do paciente. Ele é o responsável por acompanhar a saúde do paciente a longo prazo, através de check-ups anuais, por exemplo.
- E ainda sobre House, esta é uma série inspirada na coluna “O Diagnóstico”, publicada no jornal New York Times.
- A psicoterapia é um tipo de terapia cuja finalidade é tratar os problemas psicológicos, tais como depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento, entre outros problemas de saúde mental.
- Quando se diz que esse especialista aborda “todas as queixas não cirúrgicas”, parece muita coisa.
- O dermatologista cuida da pele, do tecido subcutâneo, das unhas e dos cabelos, além de realizar diversos procedimentos estéticos.
Se um atleta preferir acompanhamento de um médico especializado na área esportiva, terá monitoramento de resultados e projeções de como melhorá-los ainda mais. Não é anestesiologista precisa fazer medicina residência para iniciá-la, o médico que terminar sua graduação pode logo começar a residência ou especialização em dermatologia, que dura 3 anos. A oncologia é a especialidade que diagnostica e trata dos mais diversos tipos de tumores.
Seja Notificado Das Melhores Vagas De Emprego Para A Área Da Saúde Na Sua Região
Ou seja, o melhor é ficar de olho e acompanhar as oscilações do mercado, ainda que esse não deva ser um fator mais importante a ser analisado, em comparação às suas aptidões e às características de cada especialidade. O aumento nos casos de câncer têm contribuído para uma maior procura por oncologistas. No entanto, para os próximos anos, é esperado que a demanda por esses profissionais cresça em áreas de pesquisa e desenvolvimento de novos tratamentos e procedimentos cirúrgicos.
Outras Especialidades
Ele será o responsável por acompanhar a saúde de cada paciente a longo prazo, atento a alterações por meio de check-ups anuais e consultas periódicas. Dependendo da avaliação do paciente em consultório e apoiado por resultados de exames,o especialista em clínica médica pode acompanhar o tratamento de uma série de doenças. Isso é possível desde que não haja indicação de tratamento cirúrgico, como mencionado anteriormente.

A pediatria é uma especialização que dura de 2 a 3 anos e trata de crianças, pré-adolescentes e adolescentes. Há a possibilidade de se atuar em diagnóstico, prevenção e tratamento, além da possibilidade de acompanhamento de famílias com crianças, orientando com informações sobre vacinação e alimentação. É importante frisar que a Clínica Médica, como especialidade, engloba a atenção primária/atenção básica concentrada no nível ambulatorial, mas também a medicina interna, responsável pela visita dos pacientes internados. O profissional atua em diferentes casos, incluindo raros, complexos e até os mais simples, com pacientes no fim da adolescência até os idosos. Normalmente, é do Clínico que eles recebem o diagnóstico e iniciam o tratamento. Acontece também do médico acompanhar um mesmo paciente durante a vida, criando uma ligação emocional e de confiança entre ambos.